Na última quinta-feira (18), o Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi homenageado na Câmara Municipal de Maringá pelos 30 anos de atuação. A celebração foi proposta pelo vereador Mário Verri.
O PCA está vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). É um Programa de assessoria, capacitação, incidência social e produção científica, que atua na UEM desde 1992. As pesquisas realizadas pelo PCA buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil, por isso, um dos objetivos do órgão é divulgar conhecimentos sobre as crianças e adolescentes para professores e profissionais.
O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, esteve presente à solenidade e disse que esta é uma merecida homenagem a todos que ajudaram a construir o Programa. “O PCA é fundamental para promover a atenção adequada às nossas crianças e adolescentes. É um legado da UEM para a sociedade de Maringá. Esperamos que ele cresça nos próximos anos e continue a contribuir com a proposição de políticas públicas eficientes”, declarou Silva.
A professora Paula Natali, coordenadora do PCA, disse que é muito importante a possibilidade de falar sobre os direitos das crianças e adolescentes em espaços como a Câmara. “A incidência social da Universidade na cidade e o reconhecimento do trabalho dos professores, professoras, acadêmicos e acadêmicas que passaram pelo Programa é muito importante. Eu estou desde o meu primeiro ano de graduação no PCA, ou seja, ele tem 30 anos e eu estou há 21 anos atuando, então, eu considero que eu participei de todas as etapas até chegar à coordenação e, sem dúvidas, foi a esfera da Universidade que mais contribuiu para minha formação profissional e humana”, destacou a professora.
Equipe - Uma das fundadoras do PCA é a professora Verônica Regina Müller (foto abaixo). Ela também recebeu uma homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado junto ao Programa e na pesquisa, defesa e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “São 30 anos de história… uma história que vem com lutas, enfrentamentos, com defesas constantes, mas sempre a partir dos princípios que a gente possui. Especialmente, o de colocar o ser humano no centro, junto com o respeito, principalmente às crianças e aos adolescentes, e também com base em muito estudo e muita pesquisa”, contou Müller.
A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, a professora Débora Sant’Ana, esteve presente na homenagem e destacou a importância do reconhecimento do trabalho realizado pelo PCA durante esses 30 anos. “Eles lutam em defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade, e a trajetória que eles construíram em 30 anos, por meio de estudos, projetos e eventos, diretamente com a comunidade, é uma história exemplar que merece ser reconhecida”, concluiu a Pró-Reitora.
Ainda em comemoração aos 30 anos de atuação do Programa, o PCA realizou entre os dias 17 a 20 de agosto, um congresso internacional. Saiba mais clicando no link.
Texto redigido em colaboração com as estagiárias da PEC, Andressa Andrade e Milena Massako Ito, alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.