A ciência invadiu o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, levada pela comunidade que compõe a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nos onze dias da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022, milhares de pessoas puderam adquirir conhecimento em áreas como saúde, física, design, moda, engenharias e muito mais.
A UEM participa da Feira há muitos anos e, na edição de 2022, a intervenção levou centenas de pessoas – alunos, professores e técnicos – ao Parque. Foi esse grupo de voluntários que garantiu o sucesso da parceria entre a UEM e a Sociedade Rural de Maringá (SRM). A Universidade deu apoio ao evento, recebendo como contrapartida o espaço para mostrar à população da região o que produz de conhecimento.
Para a pró-reitora de Extensão e Cultura (PEC/UEM), Débora de Mello Gonçales Sant’Ana (na foto abaixo, ao lado do reitor Julio Damasceno), existe um simbolismo importante da UEM participar da 48ª Expoingá. A Feira foi adiada por muitas vezes em virtude da tragédia que o mundo viveu nos últimos anos: a pandemia da Covid-19. Para a professora, “simbolicamente, essa edição da Feira marca um recomeço, uma retomada, um momento de alegria, de leveza, perspectivas e esperança depois de um período tão difícil”.
A parceria com a Sociedade Rural, em 2022, permitiu à UEM participar de diferentes aspectos e etapas da Expoingá, colocando-a mais próxima da nossa comunidade regional, local, interna e de diferentes organismos da sociedade civil organizada e órgãos do poder executivo.
“Estar como integrante e proponente de diversas atividades demonstra o valor da Universidade para a sociedade, o impacto positivo que nós temos na vida de Maringá e de toda a região Noroeste do Paraná. O respeito com que fomos recebidos também demonstra o reconhecimento da sociedade civil, da Sociedade Rural, em relação ao nosso papel na formação humana, na formação de profissionais, mas, também, na produção de conhecimento e na divulgação desse conhecimento”, declarou o reitor da UEM, Júlio Damasceno.
A pró-reitora Débora ainda lembrou que temos muito o que comemorar, “mas não significa que foi fácil estar fechando a Feira no meio de maio. Em fevereiro, estávamos com um alto número de casos de Covid, com dúvidas, incertezas, medos. Não sabíamos se seria possível participar, se valeria a pena investir tempo, talento, horas de trabalho e ideias, nesse contexto. Nós acreditamos no poder das vacinas, no poder da ciência no combate à Covid-19 e, desse modo, fizemos um belo trabalho em parceria com a Sociedade Rural, com a Prefeitura Municipal, o IDR Paraná e tantos outros órgãos que, coletivamente, constituem essa Feira, um evento que marca a vida de todas as pessoas que vivem nesta região”.
Voluntários
A professora diz que é preciso ressaltar que toda a comunidade da UEM abraçou esse projeto desde o início. A equipe do Museu Dinâmico Interdisciplinar, coordenada pelo professor Marcílio Hubner; todos os servidores e bolsistas envolvidos no Museu da Bacia do Paraná, encabeçados pelo professor José Henrique Rollo; a turma da Diretoria de Extensão, que tem à frente o professor Breno Ferraz (na foto acima com os alunos da física); a Prefeitura do Câmpus; e os servidores da Comunicação da PEC, são alguns exemplos que estiveram presentes todos os dias.
Várias dessas pessoas começaram a trabalhar muito antes do início da feira. As equipes do Mudi e da Bacia do Paraná (foto abaixo) já preparava os materiais há mais de um mês antes da abertura ao público. A equipe de serviços da área ambiental e do Mudi preparam mudas, auxiliaram no desenho da trilha ecológica, ajudaram no paisagismo do Agromuseu com antecedência.
“Foram semanas de trabalho duro e pesado, plantando, planejando, projetando e transportando o que nós mostramos nesta feira, durante esses onze dias. Esse período de pré-feira não foi fácil e envolveu muitas pessoas, trabalho e negociações, não só com a equipe interna da Universidade, mas também com a Sociedade Rural”, contou o coordenador Marcílio Hubner.
Adesão
“Conforme fomos nos aproximando do início da Expoingá, a comunidade interna da Universidade abraçou a empreitada com intensidade. Os grupos se organizaram: os cursos, as empresas juniores, os programas de pós-graduação, os grupos PET, todos para estarem na Feira e apresentarem seus projetos. Tivemos a participação de centenas de pessoas neste período, que vieram no contraturno, trabalharam na Universidade no período normal e dobraram a jornada na feira, trocaram seus escritórios por um período expandido, com o apoio da equipe da PEC e da Reitoria”, acrescentou Débora Sant’Ana.
Foram, literalmente, milhares de horas dedicadas para o atendimento ao público, as explicações, orientações e demonstrações realizadas na Expoingá. Centenas de alunos da graduação aproveitaram para conhecer mais sobre a própria Universidade e a própria região, além de ensinar, apresentar e trocar conhecimento com o público. “Essa é a verdadeira característica da extensão”, lembrou o diretor da DEX, Breno Oliveira. “É assim que a gente pode impactar positivamente a nossa sociedade como um todo, não só por meio daqueles que são nossos egressos”, completou.
Espaços e pessoas
A equipe se dividiu entre os três espaços da UEM no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. No Pavilhão Azul, da indústria e comércio, a universidade ocupou um estande de 90 m². A área foi destinada às mostras de cursos, atuação das empresas juniores, grupos PET, e inúmeros projetos de extensão. Ali também estiveram os alunos de Comunicação e Multimeios, que registraram o evento.
A Instituição ainda utilizou um terço do Pavilhão Branco, 460 m². Nesse espaço foi montada a Expociência: da terra ao espaço. Estavam lá: o Projeto SOS Riachos, a Coleção Ictiológica, o Herbário o Programa de Pós-Graduação em Ambientes Aquáticos – PEA, Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (Proeducom); e o Programa Ecológico de Longa Duração – Peld, todos ligados ao Nupélia, ao curso de Ciências Biológicas e à Pós-Graduação em Biologia Comparada – PGB; o Projeto Tabagismo; o Gemeea, que estuda Morcegos; o curso de Física Médica, de Goioerê, a Matemativa e a Ludoteca, da Física; o Projeto de Prevenção e Autocuidado na Saúde Reprodutiva, do Mudi; e a Associação dos Amigos do Mudi .
Todos esses grupos levaram para a Feira giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, e exposições com ambientes da Mata Atlântica e outros biomas do Paraná, onde foram expostos exemplares de animais taxidermizados, que fazem parte do acervo do Mudi.
No total, foram 117 horas de exposição por projeto, o que soma 1.755 horas de atuação da UEM. 40 pessoas atuaram por dia; isto é, 440 participações; imaginando que cada uma ficou, pelo menos 5h na feira, foram 2.200 horas de atuação de pessoas, no Pavilhão Branco, durante Expoingá.
Porém, a participação da UEM não se restringiu a esses espaços. Houve a Exposaúde, que ocupou 75 m² e foi coordenada pelo Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM); o Agromuseu, com o Museu da Bacia do Paraná e a Trilha Ecológica; apoio às ações do IDR Paraná; apoio às atividades agropecuárias da SRM; e o BootCampo Agro, do Manna Team. A tabela abaixo resume a atuação nos setores.
“Os dados revelam que participação da UEM foi grandiosa e marcante. Pelos nossos espaços passaram mais de 300 mil pessoas de toda região noroeste do Paraná, além dos expositores do evento. Foram pessoas de todas as origens, classes sociais e níveis de escolaridade. Ouvimos muitos agradecimentos e dentre as frases mais ouvidas a de destaque foi: ‘Não sabia que tinha isso na UEM’. Foi preciso muito trabalho, ousadia e coragem para encarar, em tão pouco tempo e com recursos financeiros praticamente inexistentes, tanto trabalho. Mas tenho certeza que valeu a pena”, conclui a pró-reitora Débora.
Participação
Pavilhão Branco - Expociência – 460 m2:
- Associação de amigos do MUDI
- Curso de Ciências Biológicas
- Curso de graduação em Física Médica – Goioerê
- Curso de graduação em Física - Goioerê
- GEMEEA – MORCEGOS
- HERBÁRIO DA UEM
- Herbário do Nupélia
- LUDOTECA DA FÍSICA – MUDI
- MUDI – Museu Dinâmico Interdisciplinar
- NUPÉLIA – Coleção Ictiológica
- PROEDUCON - Programa de Proteção e Educação em Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas
- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTES AQUATICOS – PEA
- PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA COMPARADA – PGB
- PROGRAMA ECOLÓGICO DE LONGA DURAÇÃO – PELD
- PROJETO – PREVENÇÃO E AUTOCUIDADO NA SAÚDE REPRODUTIVA
- Projeto de extensão MATEMATIVA
- PROJETO TABAGISMO
- SOS RIACHOS
- Projeto Logística Reversa
Pavilhão Branco – Exposaúde – 75 m2 + 50 m2 (Hemocentro):
- ACTI – Assessoria de Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
- Ambulatório Gestacional e Congênita - HURM
- Banco de Leite Humano - BLH
- Comissão Interna de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH
- Comissão Intrahospitalar de doação de órgãos e tecidos – CIHDOTT
- Curso de Medicina – UEM
- Departamento de Medicina - DMD
- DEPE – Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HURM
- GETS - Grupo de Estudos em Tecnologias Digitais e Geoprocessamento em Saúde
- Grupo de Pesquisa em Toxoplasmose
- Hemocentro – Doação de sangue
- IEEE – Projetos engenharia clínica
- Inovamed – Empresa Junior de medicina
- Laboratório de Análises Clínicas
- Laboratório de Análises Clínicas – HURM
- Laboratório de Imunogenética – LIG
- Liga Acadêmica de Cardiologia – LAC
- Liga Acadêmica de Dermatologia – LAD
- Liga Acadêmica de Emergências Clínicas – LAEC
- Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia – LAGO
- Liga Acadêmica de Imunogenética
- Liga Acadêmica de Infectologia – LAINF
- Liga Acadêmica de Medicina Intensiva
- Liga Acadêmica de Hematologia
- Liga Acadêmica de Oncologia
- Liga Acadêmica de Pediatria
- Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade
- Núcleo de vigilância epidemiológica - NVEH
- Odonto – Projeto Pequenos gestos e grandes sorrisos
- Odonto – Sorriso odonto
- Programa de Mestrado Profissional em urgências e emergências – DMD
- Projeto de doação de medula óssea
- Projeto de Extensão – BLS – Basic Life Suport
- Projeto do IFMSA – Hospital do Ursinho
- Superintendência – recebimento de autoridades
- UTI – COVID – HUM – Cenário
Pavilhão Azul:
- Arquitetura – LAPHA
- CECO – Centro de Estudos em Coelhosw
- Ceraup – Centro de Referência de Agricultura Urbana e Periurbana
- CSD – Coordenadoria de Serviços e Desenvolvimento Regional
- Curso de Ciências Biológicas
- Curso de Design – UEM Cianorte
- Curso de Engenharia de Produção
- Curso de Engenharia Têxtil
- Curso de Moda
- Editora da UEM
- EJ – AGROJR - Agronomia
- EJ – Carimba - Design
- EJ – CONSEC – Engenharia Civil e Arquitetura
- EJ – Creative JR – Comunicação e Multimeios e Artes Visuais
- EJ – Periodyca – Química e Bioqímica
- EJ - Produtec – Engenharia de Produção – Goioerê
- EJ – ZOOJR - Zootecnia
- EJ Analysis - Biomedicina
- EJ Dinâmica – Engenharia de Produção
- EJ Empea – Engenharia de Alimentos
- EJ Inovatec – Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica
- EJ Teophilos - Farmácia
- EJ Themis - Direito
- Escritório de Cooperação Internacional - ECI
- Gabinete da Reitoria – GRE
- Gpbee – Grupo de Pesquisa em Apicultura
- Green Sheep Group - Zootecnia
- Instituto de Estudos Japoneses - IEJ
- Laboratório de Citologia Clínica - DAB
- Laboratório de Design, Comunicação e Artes
- Laboratório de Ensino de Matemática
- Labtox – Laboratório de Toxicologia
- LEPAC – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Análises Clínicas
- Micotech – Laboratório de Micologia Médica
- Neddij - Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude
- Núcleo de educação a distância – NEAD
- NUMAPE - Núcleo Maria da Penha
- PBA - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
- PBF – Programa de Pós-Graduação em Biociências e Fisiopatologia
- PBQ – Programa de Pós-graduação em Bioquímica
- PCS – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
- PET Agronomia
- PET Economia
- PET Enfermagem
- PET Engenharia de Produção - goioerê
- PET Engenharia têxtil- goioerê
- PET Física
- PET zootecnia
- PFS – Programa de Pós-graduação em Fisiologia
- PPG – Diretoria de Pós-graduação
- Prefeitura do Campus - PCU
- PROFAGRO – Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia
- Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos
- PCA - Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança do Adolescente
- Programa Paraná Mais Orgânico - PMO
- Projeto Agronegócios e café
- Projeto de Extensão - Conexão ciência
- Projeto de Extensão Dr Genética
- Projeto de Robótica Educacional
- PZO – Grupo de Pesquisa de Produtos de Origem Animal
- PZO – Inobio – Manera – UEM
- PZO Programa de Pós-graduação em zootecnia
- Residência Pedagógica de matemática
- Tecidoteca
- UMDT
- UNATI
- Unidade de Psicologia Aplicada – UPA
- Unitrabalho – Incubadora de Economia Solidária
- Feiura Quitutes e Belezuras - USF
- USF – Educação em saúde
- USF – Qualidade cafés especiais no Paraná
- USF Tuberculose
Apoio:
GRE
PAD
PLD
ASC
Prefeitura do Campus
Mudi
Amudi
HUM
Campus Goioerê
Campus Cianorte
SRM
Apoio financeiro: UEM e CNPq.
Organização: PEC – Debora Sant’ Ana, Breno Oliveira, Marcilio Hubner e Ana Paula Vidotti.