Os acadêmicos do 4° ano do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participam de uma capacitação para auxiliarem na sensibilização de gestantes para os cuidados com a saúde bucal e assim evitar riscos para o período pré e pós-natal. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde Municipal e faz parte da Rede Cegonha do Ministério da Saúde e da Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná.
Estas políticas visam garantir o atendimento de qualidade, seguro e humanizado para todas as mulheres, antes, durante e após o período gestacional. O papel dos acadêmicos será acompanhar as gestantes no dia da consulta pré-natal, realizando as orientações para os cuidados com a saúde bucal e auxiliando no agendamento e acompanhando a consulta odontológica.
Esta ação tem o objetivo de integrar os acadêmicos na equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), reconhecer a importância do trabalho interprofissional, despertar o olhar crítico para as necessidades da população para além das doenças bucais e também realizar a busca ativa por meio de visitas domiciliares, em casos necessários. Além disso, os acadêmicos realizarão o monitoramento do indicador referente à cobertura das consultas odontológicas às gestantes do Previne Brasil, que é um novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde.
Parceria - A parceria entre o Curso de Odontologia da UEM e a Secretaria de Saúde de Maringá iniciou-se em 1994, com a implantação do currículo integrado, e vem se fortalecendo a cada ano, visando um objetivo comum que é a melhoria da qualidade da formação dos futuros profissionais e da qualidade do atendimento à população.
Mais informações sobre o pré-natal odontológico, clique aqui.