O Câmpus Regional de Cianorte, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), marcou presença no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde ocorre a 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022. Equipes de alunos e professores levaram informação sobre o desenvolvimento de produtos nas áreas de moda e design.
“Mostramos um pouco de cada matéria do nosso curso para provar que a moda envolve muita ciência e muita pesquisa. Aqui têm croquis, fotos, exemplos de modelagem. Nosso curso forma profissionais de várias áreas, como figurinistas, modelistas, estilista, produtores, mais de 300 profissionais, na verdade”, explicou Ana Sartori, aluna do curso de moda.
Em outro balcão, alunos da mesma graduação apresentaram a Tecidoteca, projeto de extensão que tem como objetivo atender a população. “Temos um enorme acervo de informações técnicas sobre diferentes tecidos. É como se fosse uma biblioteca, só que com dados sobre tecidos. Acessando a Tecidoteca, alunos de moda, por exemplo, podem saber qual tecido adequado para desenvolver determinado projeto”, disse Natani do Bem.
Design
Os projetos do primeiro ano de desing, mostrou o trabalho de pesquisa para a releitura de diferentes tipos de cadeiras, produzidas originalmente por famosos designers internacionais. No mesmo balcão, estavam expostas luminárias que foram desenvolvidas para outra disciplina. “Tudo demandou muita pesquisa e discussão”, informou a aluna Laura Vaz.
No balcão ao lado, Maria Eduarda de Oliveira e Michaela Lima apresentaram um jogo educativo, além de cartilhas e outros materiais gráficos, como o de Tairine Gabriela, também presente no estande, que reúne informações e imagens de diferentes lendas. “As ilustrações também foram feitas especialmente para a publicação”, disse Tairine.
Ainda nesta área de produção de design, a Criative Jr., empresa júnior do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, mostrou o que oferece para a comunidade da região. “Desenvolvemos, por exemplo, a identidade visual de empresas, material gráfico, coberturas fotográficas, entre outros serviços”, explicou Felipe Gabriel.
Saúde
Duas outras empresas juniores estavam no estande da UEM, no sábado: a Analysis, do curso de Biomedicina, que apresentou o que vem oferecendo aos clientes. A InovaMed, primeira EJ do Paraná, de Medicina, mostrou porque está no mercado. Para o grupo foi uma oportunidade de esclarecer as pessoas sobre o que fazem, porque é uma área diferente. E também foi importante para os membros da empresa fazerem contato com a população e potenciais clientes.
As alunas Franciela Totis, Jéssica Belenelo e Abiqueila Ariane fizeram análises de sinais da pele, que podem apresentar características malignas, um projeto da dermatologia da UEM. As estudantes atuaram com a professora doutora Gabriela Azeka.