A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a 22ª da América Latina entre as universidades avaliadas, a 13ª do Brasil e a 2ª do Paraná, segundo o Scimago Institutions Ranking (SIR), um trabalho desenvolvido pelo Scimago Research Group, organização de pesquisa com sede na Espanha, composta por membros do Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC) e algumas universidades daquele País.
A UEM teve um salto significativo nos últimos anos, pois em 2018 ocupava as posições de: 43ª na América Latina, a de 26ª no Brasil e a de 3ª no Paraná.
O SIR tem um escopo diferente dos outros rankings, pois não se concentra apenas em universidades e institutos de pesquisa, mas abrange para todas as instituições que fazem pesquisa e têm produção acadêmica, divididos em 5 setores: universidades; governamental (ministérios, autarquias, etc); empresas (incluindo Google, Facebook, Alphabet, Microsoft, entre outras); saúde (institutos, hospitais, organizações sociais); e organizações sem fins lucrativos.
A metodologia utilizada para analisar, classificar e ranquear cada instituição é dividida em três categorias, sendo a pesquisa o maior peso, compondo 50% da nota, inovação (30%) e sociedade (20%). Em pesquisa são analisados vários fatores, como a quantidade de artigos publicados, além do impacto e volume de citações. Em inovação, é avaliada a quantidade de patentes desenvolvidas pelas instituições e as menções de ciência e tecnologias desenvolvidas, que são citadas nas patentes publicadas em outras universidades.
Em sociedade é avaliado o impacto que as publicações da instituição, científicas ou não, repercutem na sociedade, incluindo o número de leituras e compartilhamentos, o tamanho e a quantidade de conexões do website institucional.
Neste levantamento, foram ranqueadas 8.084 instituições do mundo todo. Os resultados apontam que a Universidade de São Paulo (USP) é a primeira instituição brasileira no ranking, ocupando a 43ª posição na classificação mundial e, entre universidades, aparece na posição 23ª.
Além de universidades que tradicionalmente aparecem nos rankings, o Scimago também classificou o Instituto Osvaldo Cruz e o Instituto Carlos Chagas, na área da saúde, a Embrapa em governamental, a Petrobras em empresas, e o Instituto D'Or Pesquisa e Ensino e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais na categoria de organizações sem fins lucrativos.
A UEM ocupa a posição 420 entre as universidades do mundo. Na região da América Latina, a UEM está na e 37ª posição entre todos os setores e em 22º lugar entre as universidades.