Termina neste domingo (20) o prazo de inscrição para a concessão de 76 novos benefícios a candidatos ao auxílio alimentação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para o câmpus sede e os câmpus regionais de Cianorte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
A inscrição compreende o envio do formulário específico, com os itens preenchidos de forma completa e de toda a documentação comprobatória exigida para o aluno requerer o benefício do auxilio. As inscrições (formulário e a documentação) deverão ser encaminhadas à Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e, no assunto, identificar como “INSCRIÇÃO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO”.
Podem inscrever-se quem estiver regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação presencial da UEM; preencher o formulário específico do auxilio alimentação disponível na DCT e nos sites www.dct.uem.br e www.ru.uem.br; comprovar renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio; e apresentar os documentos referentes à composição familiar, renda, comprovação de residência, que demonstrem a situação de vulnerabilidade socioeconômica do estudante e fundamentem a concessão do auxílio.
A oferta do auxílio alimentação será, em um primeiro momento, por meio da distribuição de marmitas no Restaurante Universitário (RU) e, após o retorno das atividades do RU (Câmpus Sede), por intermédio de ticket e/ou crédito na carteira do estudante emitida pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).
Se houver sobra de vagas nos câmpus regionais, estas poderão ser remanejadas para outro câmpus regional onde haja maior número de inscritos que atendam aos critérios de seleção.
Cronograma
A divulgação das inscrições deferidas e indeferidas ocorrerá em 22 de março, terça-feira. Os eventuais recursos deverão ser encaminhados à DCT até o dia 27 de março. A divulgação final dos resultados será no dia 28 de março. A validade do auxílio alimentação no RU/UEM terá início em 29 de março. A concessão do benefício está condicionada à liberação de recursos do governo estadual. O término da validade do auxílio será em 16 de dezembro deste ano.
Atualmente, 117 estudantes de graduação e pós-graduação de Cianorte e Maringá que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica recebem o auxílio-alimentação por meio da distribuição gratuita de marmitas. E o número será ampliado para 193 com este novo edital em andamento.
Desde 9 de fevereiro, os beneficiários do auxílio-alimentação recebem as refeições no RU e no Refeitório do Câmpus Regional de Cianorte (CRC), e caso queiram podem levar as marmitas para casa. Além disso, o espaço do RU em Maringá fica aberto, durante os horários de almoço e jantar, para os demais estudantes que estejam com suas próprias marmitas e desejem comê-las no local.
A concessão do auxílio-alimentação integra a Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes na UEM, uma forma de oferecer condições para o atendimento de necessidades de alimentação básica, de modo a contribuir para a permanência na universidade e conclusão dos cursos. O estudante contemplado precisa diariamente informar se consumirá ou não a marmita (almoço, jantar ou ambos), para evitar desperdício de alimentos, bem como gasto evitável com fornecedores.