Desde 2019 a gestão do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) se empenhou para melhorar a infraestrutura externa do complexo hospitalar contribuindo para uma maior comodidade e segurança dos pacientes e funcionários do hospital. Com isso houve o aumento do número de vagas de estacionamento, o cercamento de todo o entorno, além da implantação do novo sistema de iluminação.
O diretor administrativo, Robson Rogers Moreira, destaca que foram criadas 230 vagas nos estacionamentos próximos ao pronto-atendimento, a ala Covid-19 e no setor de imagenologia, em acordo com a legislação e adequação de vagas para deficientes físicos, idosos e gestantes. Também delimitou áreas de risco com tráfego controlado para carga e descarga, diminuindo riscos para o usuário em atendimento no HUM. “Com o crescimento gradativo do hospital se fez necessário também melhorar as infraestruturas externas com a pavimentação de acesso às novas áreas e criação de novos estacionamentos para pacientes, profissionais da saúde, estudantes e demais pessoas que executam atividades e necessitam do hospital direta e indiretamente”, afirma.
Além das novas vagas de estacionamento, o HUM pavimentou todo o seu entorno, englobando o novo bloco de internamento, e saídas pela Rua Ametista. Em parceria com a prefeitura municipal, o vice-prefeito Edson Scabora realizou uma operação tapa buracos na área mais antiga, que vinha sofrendo com as chuvas continuas e possuía asfalto com rachaduras.
Cercamento
Ao todo foram mais de 75 mil m² cercados com gradil de tela em aço. Essa obra trouxe maior segurança ao patrimônio público, bem como aos vários transeuntes que locomovem na área hospitalar. “Reduziu drasticamente o número de furtos, uma vez que limitou a rota de fuga. O cercamento em gradil além de ser uma opção mais moderna existente no mercado, oferecendo segurança, possui uma estética discreta e bom acabamento, e possibilita a visibilidade tanto para quem está dentro ou fora, o que pode ser considerado um benefício em termos de segurança, principalmente para visão dos vigilantes patrimoniais”, explica Moreira.
Iluminação
Na implantação do novo sistema de iluminação foram utilizadas 70 luminárias de led 50w para iluminar uma área com cerca de 45.000 m2. A instalação de todo sistema foi feito em dois dias. O objetivo é valorizar os espaços do hospital e torná-los mais seguros e agradáveis, além de trabalhar com a eficiência energética do HUM.
Os recursos para execução de todas essas melhorias foram oriundos do governo do estado por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e do Fundo Estadual de Saúde do Paraná.