Esta sexta-feira (11) é dedicada à comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Pesquisadoras do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura da Universidade Estadual de Maringá (Nupelia/UEM) foram homenageadas em um vídeo, lançado pelos integrantes do Peld - Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração.
A criação da comemoração nesta data é uma iniciativa da Unesco e da ONU. Desde 2015, a comunidade científica utiliza o dia para fortalecer ainda mais o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres.
Segundo os integrantes do Peld, neste 11 de fevereiro, é importante fazer "uma reflexão sobre alguns desafios enfrentados pelas pesquisadoras no país". Por isso, foi produzido o vídeo "5 verdades sobre as Mulheres na Ciência no Brasil", por meio do qual também se pode conhecer algumas das quase mil cientistas que pesquisam os ecossistemas brasileiros, por meio do Programa Peld. O grupo alerta que "apesar dos avanços, ainda temos muito a fazer pela equidade de gênero na ciência".
As cientistas do Nupelia, Núcleo da UEM que integra as pesquisas do Peld, a professora e pesquisadora Cláudia Boneker e a pós doutoranda Louizi Braghin, fazem parte do registro do vídeo lançado nacionalmente.
Para Boneker, "os tempos são outros, a mulher pode estar onde ela quiser. Ocupamos cada vez mais espaço e, neste caso especialmente, espaço na produção do conhecimento. Viva a ciência, viva as mulheres", comemora a pesquisadora da UEM.