As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC) poderão ser feitas daqui a duas semanas, de 15 a 18 de fevereiro. Com 622 vagas em 78 cursos, esta é a primeira vez que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece oportunidade de ingresso em graduações presenciais por meio do processo.
De acordo com o MEC, os resultados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão divulgados em 11 de fevereiro. A partir do desempenho nele, o interessado buscará acesso ao SiSU, sem pagar inscrição. Clique aqui para ver as vagas a serem ofertadas na universidade, sendo que para cada curso há exigência de notas mínimas no Enem.
Distribuição de vagas – Segundo Elyson Andrew Pozo Liberati, responsável institucional pelo processo, para cada curso será disponibilizado pelo menos 10% de vagas totais ao SiSU, as quais serão descontadas do sistema universal. Ou seja, as vagas das ações afirmativas permanecerão com os percentuais atuais. Por exemplo, a graduação em Agronomia do câmpus de Maringá disponibiliza cem vagas, as quais, a partir do ano letivo de 2022, serão distribuídas da seguinte maneira: 70 para o vestibular (estas se dividem em: 34 universais, 20 para cotistas sociais e 16 para cotistas negros); 20 para o Processo de Avaliação Seriada (PAS); e 10 para o SiSU.
Tire suas dúvidas – Todas as informações referentes ao SiSU na UEM ficam disponíveis nesta página.
Sobre a UEM
Por meio da formação de pessoas (em graduações presenciais e a distância, e em programas de pós-graduação), produção de conhecimentos e prestação de serviços, a UEM é notadamente promotora do desenvolvimento paranaense, tanto socioeconomicamente quanto nas áreas de saúde, agronegócio, cultura, ciência, tecnologia, inovação e outras. É uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.
Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, a UEM tem forte tradição em Ensino, Pesquisa e Extensão, além de manter parcerias público-privadas e convênios com universidades estrangeiras em todos os continentes. Instituição que não se contenta apenas em repassar conhecimentos, a UEM é prestadora dos mais variados serviços à população, bem como tem sua comunidade científica, competente e reconhecida nacional e internacionalmente, envolvida com pesquisas e inovação.