Galeria de fotos
Na tarde desta terça-feira (25), em solenidade realizada no Restaurante Universitário (RU), com transmissão via YouTube, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou diploma a 28 novos profissionais de Enfermagem e 36 de Medicina, que concluíram os cursos no ano de 2021.
Cada formado pôde convidar no máximo quatro pessoas para prestigiar o momento presencialmente, sendo que todos deveriam usar máscara e levar comprovante de esquema vacinal completo contra a Covid-19.
Dentre os discursos da tarde, falaram a juramentista das turmas, Tayná Caroline da Silva, do curso de Medicina, e o orador, Jonas Henrique Dias Vasconcelos Lopes de Oliveira, de Enfermagem.
O reitor, Julio César Damasceno, em seu discurso, retomou o início da pandemia de Covid-19 e parabenizou os formandos pela coragem de escolher profissões ainda mais nobres neste momento e encarar a linha de frente nos hospitais. “Não é um sonho apenas, mas está associado a muita dedicação e horas de estudo”.
A cerimônia foi ainda mais especial, pois realizou a formatura da sexta enfermeira indígena pela UEM, Isabelly Nathuane Matias Claudino, da etnia Guarani. Ao longo de sua formação, contou com o apoio da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), ligada à Pró-Reitoria de Ensino (PEN). A jovem de 23 anos representa a segunda geração de enfermeiras indígenas formadas pela UEM por meio da política estadual de formação indígena no ensino superior do Paraná. É filha da primeira enfermeira indígena formada, em 2009, Silvana Matias.
Mais nova profissional da Enfermagem, Isabelly Claudino compõe 2ª geração de enfermeiras indígenas formadas pela UEM
Além do reitor, também participaram da mesa principal de solenidades: o vice-reitor, Ricardo Silva Dias, a diretora em exercício do Centro de Ciências da Saúde, Priscila Garcia Marques, a pró-reitora de Ensino, Alexandra Oliveira de Abdala Cousin, a chefe do Departamento de Medicina, Sílvia Maria Tintori, a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria de Fatima Garcia Lopes Merino, e a coordenadora-adjunta de Medicina, Berenice Pelizza Vier.
Reitor, Julio Damasceno, salienta importância de enfermeiros e médicos para enfrentamento à pandemia
Reportagem realizada com supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC-UEM).