Hoje (3/6), no SESC Maringá, às 20h acontece o evento Autores & Ideias - 2ª etapa, com Rafael Gallo e Luís Henrique Pellanda. A entrada é gratuita.
Com ações voltadas para a formação e estímulos permanentes, a área cultural tem dentre outros objetivos, um viés educativo pleno no sentido de preparar e desenvolver o cidadão para uma participação ativa e pensamento autônomo por meio das manifestações artísticas. É nesta perspectiva que há quatro anos acontece o projeto literário Autores & Idéias.
O projeto já trouxe ao Paraná grandes nomes da literatura brasileira para participarem de uma jornada literária em diferentes cidades. O propósito da itinerância é que os escritores estejam em contato direto com o público, que falem sobre suas obras, sobre a produção literária nacional, além de debater temas relacionados ao contexto social e troca de experiências. As ações do projeto também estimulam a formação de leitores ao mesmo tempo em que buscam despertar no público o gosto pela leitura literária.
Para 2014, a grande novidade do projeto é o intercâmbio entre escritores com carreiras já consolidadas e os recém-chegados ao mercado editorial pelo Prêmio Sesc de Literatura. O objetivo é apresentar os autores em cenários diferentes e alcançar novos leitores. A itinerância percorrerá as cidades de Londrina, Cornélio Procópio, Paranavaí e Maringá, nos meses de maio e de junho. No primeiro circuito, os convidados são Marcos Peres (vencedor do Prêmio Sesc na categoria romance 2012/2013) e André Sant’anna. No segundo encontro, Rafael Gallo (vencedor do Prêmio Sesc na categoria conto 2011/2012) e Luís Henrique Pellanda são convidados.
Rafael Gallo (Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012, categoria Conto) é autor de Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti na Categoria Contos. Foi um dos escritores selecionados para a Machado de Assis Magazine com a tradução para o espanhol do conto Réveillon.
Luís Pellanda nasceu em Curitiba (PR), em 1973. Escritor e jornalista, é autor dos livros O macaco ornamental (contos, Bertrand Brasil, 2009), Nós passaremos em branco (crônicas, Arquipélago Editorial, 2011, finalista do Prêmio Jabuti 2012) e Asa de sereia (crônicas, Arquipélago Editorial, 2013), e organizador dos dois volumes da antologia As melhores entrevistas do Rascunho (Arquipélago Editorial, 2010 e 2012). Foi editor do site de crônicas Vida Breve. Trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora e, na área literária, atua como jornalista, entrevistador, curador, mediador, resenhista e cronista em diversos eventos e veículos de todo o Brasil.
Lançado em 2003, o Prêmio SESC de Literatura busca identificar escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para publicação e circulação nacional nas categorias Romance e Conto. Os livros vencedores são publicados pela editora Record e distribuídos para a rede de bibliotecas do SESC , e os autores ainda participam de diversos eventos culturais realizados pela instituição no país. Esse modelo é único e inovador entre as formas de premiação literária e acesso democrático a novos escritores. As Comissões Julgadoras são constituídas por escritores e professores reconhecidos no meio literário e crítico, que escrevem também os textos das orelhas e contracapas dos livros, contribuindo para apresentar as novas obras aos leitores. Ao longo desses anos, 20 livros já foram revelados pelo Prêmio, abrindo caminho para que os autores iniciassem uma trajetória literária. Escritores brasileiros de qualquer localidade podem participar. A autoria das obras inscritas é protegida por pseudônimo, e é mantido sigilo sobre os escritores e professores que fazem parte das subcomissões regionais e finais. Assim, garante-se a lisura no processo de análise dos textos, cujo critério para seleção é o da qualidade literária.