Nesta quinta-feira (18), os acadêmicos e docentes de sete cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentaram os resultados dos projetos de intervenção desenvolvidos em parceria com os profissionais de 19 Unidades Básicas de Saúde (SUS) do município de Maringá. A apresentação foi feita remotamente, pela plataforma Google Meet.
As ações de extensão foram planejadas e realizadas durante a disciplina interprofissional Atenção em Saúde, coordenadas pelas professoras Eliana Valéria Patussi, do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, e Maria de Fátima Garcia Lopes Merino, do Departamento de Enfermagem, para os alunos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia.
Foram realizaram encontros virtuais semanais com tutores, tendo o apoio de preceptores dos serviços de saúde. Esta disciplina tem o objetivo de desenvolver habilidades e competências para a prática colaborativa em equipe interprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS), preparando os futuros profissionais da saúde para um trabalho integrado, ampliado, sinérgico com o foco na prevenção de doenças e promoção da saúde da população.
As aulas adotam metodologias ativas de ensino-aprendizagem, utilizando a problematização nos cenários reais de prática, buscando a integração ensino-serviço-comunidade. Esta disciplina, criada em 2015, é fruto de um conjunto de políticas indutoras do Ministério da Saúde e da Educação, que há mais de 10 anos vêm buscando reorientar a formação profissional, para adequar o perfil do egresso às necessidades prementes da população e de adequação ao contexto local.
Um dos projetos desenvolvidos tem como tema a saúde bucal e é desenvolvido em parceria com a UBS Mandacaru. A estudante de odontologia, Elisa Seiko Wada, conta que a iniciativa nasceu do fato de que existem muitos serviços ofertados pelo SUS que não são de conhecimento da população. “Talvez por falta de divulgação de informações ou porque a mídia utilizada não alcançava um número satisfatório de indivíduos que fazem parte do público-alvo de determinada atividade”.
Assim foi criada a ‘Universo Saúde’, uma página no aplicativo Instagram com postagem informativas e interações dinâmicas, em que os estudantes compartilham informações sobre saúde bucal do bebê, procedimentos odontológicos durante a gravidez, atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais, saúde bucal do idoso entre outros.
Ao todo são oito projetos desenvolvidos por uma equipe composta de cerca de 10 alunos. As UBS participantes são Grevíleas, Zona 6, Ney Braga, Portal, Alvorada III, Mandacaru, Pinheiros, Universo, Floriano, Internorte, Iguatemi, Paris, Parigot de Souza, São Silvestre, Guaiapó, Requião, Piatã, Vila Esperança, Vardelina e Olímpico.